Apple anuncia dois novos modelos de iPhone 6, com tela maior

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/09/2014 às 14:16

Foto: Divulgação/Apple. Foto: Divulgação/Apple.

A Apple anunciou nesta terça (9) os novos modelos de iPhone. Como era esperado, a empresa apresentou uma nova versão de 5,5 polegadas, além de um modelo de 4,7 polegadas. A companhia ainda trouxe o seu primeiro relógio de pulso inteligente, batizado de iWatch.

Veja abaixo detalhes dos novos produtos. A apresentação aconteceu em São Francisco.

LEIA MAIS

Apple lança seu aguardado relógio inteligente Apple Watch

iphone2

Novos iPhones

A imprensa especulou e acertou. A Apple finalmente lançou um modelo de celular com tela maior, de 5,5 polegadas, chamada de iPhone 6 Plus e uma de 4,7, o iPhone 6. Com isso a empresa abandona a tela de 4 polegadas, usada nos iPhones 4/4S/5/5S/5C, um tamanho considerado pequenos para os dias atuais. O novo aparelho tem processador A8, que é 25% mais rápido que a versão anterior do iPhone e processa gráficos com eficiência 50% superior.

A resolução é de 1334 x 750 pixels para o iPhone 6 e 1920 x 1080pixels para o iPhone 6 Plus. Este é a maior atualização no design do smartphone da Apple desde o lançamento do iPhone 4.

Os aparelhos chegam ao mercado dos EUA e alguns países a partir de 19 de setembro. O iPhone 6 custará US$ 199 (16GB), 299 (64GB) e 399 (128GB). O iPhone 6 Plus custará US$ 299 (16GB), 399 (64GB) e 499 (128GB). O aparelho será lançado nos EUA e Europa no próximo dia 19 de setembro, com pré-venda iniciando no dia 12.

A Apple promete lançar o aparelho em 115 países até o final do ano.

iphone4

Layout

Os aparelhos trazem mudanças significativas no layout, com mudanças na posição do botão de ligar, que agora fica do lado direito. Com a tela maior, ficará mais fácil acessar o botão. Já o botão "Home" traz novas funcionalidades incluindo o novo gesto, o "reachability", onde a interface "desce" para que você possa abrir o painel de notificações ou acessar botões que estão em cima do app.

O corpo dos novos iPhones são feitos de alumínio e chegam em três cores, prata, dourado e preto. Ele também possui bordas arredondadas e possuem 6,9 mm de espessura, os mais finos lançados pela Apple até agora. O vidro é resistente e "fortalecido por íons". Não é de Safira Glass, como estava sendo cogitado. Segundo a empresa, arranhões não são páreo para a tela.

iphone7

Câmera mais estável

A nova câmera dos iPhones 6 trazem os mesmos 8 megapixels, mas segundo a Apple compensa a concorrência com novas funcionalidades. Os pixels têm 1.5 mícrons com abertura de lente de f/2.2, sensor iSight e melhor detecção dos rostos em uma foto. O chamado "Focus pixels" fazem "detecção de fase" com autofoco. Os aparelhos ainda prometem uma maior estabilização na imagem.

Os celulares farão vídeos em Full-HD 1080p a 30 ou 60 quadros por segundo. Os vídeos alcançam 240fps. E claro que a Apple traria novidades à maior mania da geração atual, as selfies. A câmera frontal ficou mais potente, com 81% mais captação de luz que o iPhone 5S.

iphone6

VoLTE e ligação por Wi-Fi

Uma das novidades dos novos iPhones é o chamado VoLTE, ou voz por LTE. Isso significa que o usuário vai poder realizar ligações usando o 4G, o que traz uma qualidade maior. Também é possível utilizar o Wi-Fi Calling, onde o usuário poderá fazer ligações de voz pela rede sem fio em vez de utilizar a franquia de sua operadora.

iphone16

Apple Pay

O Apple Pay é como a empresa está chamando seu serviço de pagamentos por NFC (Near Field Communications), tecnologia que permite pagar compras aproximando o aparelho de um terminal. Ele estará disponível apenas em outubro e apenas nos EUA, inicialmente.

iphone8

iOS 8 e funcionalidades

Os novos aparelhos sairão de fábrica com o iOS 8, a maior atualização do sistema operacional da Apple nos últimos anos. Segundo a empresa, os desenvolvedores poderão criar aplicativos específicos para as telas maiores. Uma das novidades são uma maior contextualização das informações trazidas pelo espaço na tela.

Os aparelhos trazem ainda um barômetro que conseguirá medir a altitude. Isso é bom para quem faz exercícios e também para os aplicativos de esportes, que poderão pensar em soluções para quem treina em montanhas, por exemplo.

O novo iOS 8 chegará aos demais usuários no dia 17 de setembro. Serão compatíveis com ele o iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5S, iPhone 5C, iPod Touch 5ª geração, iPad 2, iPad com tela Retina, iPad Air, iPad Mini e iPad Mini com tela Retina.