Cientistas podem ter encontrado o exoplaneta mais próximo da Terra

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/09/2014 às 11:15

Representação artística do planeta e seu sol anão. (Divulgação/NASA). Representação artística do planeta e seu sol anão. (Divulgação/NASA).

Astrônomos estão na expectativa de uma das maiores descobertas recentes na área espacial. Um planeta pode ter sido identificado a menos de 12 anos-luz da Terra. O Gliese 15, ou Groombridge 34 como também é chamado, é um par de estrelas-anãs vermelhas que pode ser avistada com binóculos aqui da Terra. Segundo o jornal Astrophysical Journal, o maior desses sóis, o Gl 15A pode ser orbitado por um planeta cinco vezes maior que a Terra.

Essa "Superterra" é rochosa como a nossa e tem uma temperatura acima de 100°, mesmo orbitando uma estrela fria. Segundo os cientistas, a proximidade com o GI 15A pode determinar a temperatura, mas que isso ainda é considerado "confortável", levando em conta as condições extremas verificadas em outros planetas já conhecidos.

Mas tem um problema: o GI 15A é uma estrela "variável", ou seja, apesar da temperatura média amena, o astro possui erupções poderosas e inconstantes que poderiam esterelizar a superfície do planeta. Ainda é preciso um estudo mais aprofundado desse sol para que sua natureza seja melhor compreendida.

O GI 15A e o GL15B foram identificados por uma equipe da Universidade do Havaí, que estão realizando um censo de planetas localizados ao redor de estrelas com até 80 anos-luz de distâncias. Eles acreditam que esse possível planeta possa ser o mais próximo exoplaneta da Terra, mas certamente não o único. [Via iO9, Slate]