Nasa anuncia foguete que poderá levar naves tripuladas para Marte

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/08/2014 às 10:10

Nasa interrompeu seu programas tripulados após acidentes com ônibus espaciais. (Foto: Nasa/Divulgação). Nasa interrompeu seu programas tripulados após acidentes com ônibus espaciais. (Foto: Nasa/Divulgação).

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nessa quarta que pretende lançar, pela primeira vez, um poderoso foguete conhecido como Space Launch System (SLS) para viagens ao espaço profundo, no mais tardar no fim de 2018.

LEIA MAIS

Nasa pede ajuda para identificar fotos feitas no espaço

O SLS está em desenvolvimento há três anos e, quando estiver concluído, deverá ser capaz de impulsionar naves para além da órbita terrestre e, eventualmente, lançar veículos tripulados para Marte em 2030.

A Nasa completou a revisão do projeto, o que representa um compromisso formal da agência para esta versão de 70 toneladas métricas do SLS, que custará 7,021 bilhões de dólares entre 2014 e 2018. "O programa está virando realidade, o que significa progresso", disse William Gerstenmaier, administrador associado de Explorações Humanas e da Diretoria de Operações de Missões da Nasa.

"Manteremos as equipes trabalhando para uma data mais ambiciosa para deixá-lo pronto, o que deve acontecer até novembro de 2018", acrescentou. No entanto, o Gabinete Governamental de Contabilidade (GAO) emitiu um relatório no mês passado questionando o plano de recursos para o SLS da agência, dizendo que "poderia ser 400 milhões de dólares a menos do que o programa precisa".

O SLS é o primeiro veículo de lançamento deste tipo da Nasa dos últimos 40 anos e a agência espacial estima que os custos totais para o desenvolvimento das primeiras três variações do SLS será de 12 bilhões.

O SLS "proporciona uma capacidade de ascensão sem precedentes de 130 toneladas métricas (143 toneladas), que permitirá às missões ir além no nosso sistema solar, incluindo destinos como asteroides e Marte", informou a Nasa. [Da AFP]