Facebook vai banir conteúdo "caça-clique" da timeline

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/08/2014 às 13:31

O Facebook quer impedir conteúdo malandrinho como esse. (DIvulgação). O Facebook quer impedir conteúdo malandrinho como esse. (DIvulgação).

O Facebook modificou seu algoritmo nessa segunda (25) para dificultar a vida de páginas "caça-cliques", uma das maiores críticas de usuários em relação ao excesso de informação na timeline da rede. O site quer que o conteúdo atraia o leitor pela relevância e originalidade e não por causa de "artimanhas".

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Posts como "Você não vai acreditar o que está celebridade falou neste vídeo" ou "clique aqui para saber quem foi escolhido o ator mais bonito", serão penalizados e não receberão mais destaque na linha do tempo dos leitores. O Facebook estudou o comportamento dos usuários fora da rede social para chegar a essas mudanças.

A rede avaliou que muitos leitores retornavam ao Facebook segundos depois de clicarem nesses links, o que indicaria que o conteúdo não foi atrativo o suficiente. A rede disse que esse comportamento ainda está sendo estudo e por isso vai monitorar o engajamento do público em relação aos cliques. Se for constatado que a maior parte dos usuários clicou nesse tipo de chamada apenas por curiosidade, a página ou perfil que publicou o conteúdo terá seu alcance reduzido.

Uma pesquisa do Facebook realizada entre seus usuários mostrou que 80% das pessoas preferem manchetes claras e objetivas de notícias em vez de pegadinhas e aperitivos convidando ao clique.

Posts com link, segundo o Facebook, geram mais engajamento. (Divulgação). Posts com link, segundo o Facebook, geram mais engajamento. (Divulgação).

Busca por relevância

O Facebook vem empreendendo diversas mudanças para lidar com seu gigantesco volume de informações. A rede recentemente divulgou mudanças nas regras para divulgação de páginas impedindo a oferta de brindes em troca de curtidas.

Outra novidade anunciada ontem trata das publicações de fotos e links. Muitas páginas preferem postar notícias através de fotos. Com isso, muitos publicadores acreditam que terão mais destaque colocando manchetes como legendas em fotos. De acordo com o Facebook isto não é o mais indicado.

A rede social mostrou que esse tipo de prática tem menos engajamento do que o link publicado. Quando a página posta um link o Facebook exibe o título e as primeiras linhas da matéria, o que ajuda a identificar o assunto.