Compra do Twitch pela Amazon por quase US$ 1 bi mostra poder da indústria de games

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/08/2014 às 10:31

Rede já tinha sido sondada anteriormente pelo Google. (Divulgação). Rede já tinha sido sondada anteriormente pelo Google. (Divulgação).

A Amazon anunciou a compra nessa segunda (25) do Twitch, o maior streaming de jogos do mundo. O valor impressiona: 970 milhões de dólares. A plataforma permite que jogadores publiquem ou transmitam ao vivo suas performances nos videogames, imagens, trailers e outros conteúdos.

"Escolhemos a Amazon porque ela acredita em nossa comunidade e compartilha nossos valores e visão a longo prazo", disse Emmett Shear, CEO do Twitch, no blog oficial. Aí você se pergunta como uma plataforma online de jogos, conhecida sobretudo por entusiastas de games, conseguiu um valor de mercado tão alto.

A resposta está dentro de um contexto bem maior que o Twitch e tem a ver com a importância que a indústria dos games ganhou nos últimos anos, superando até mesmo a toda poderosa Hollywood. Segundo a consultoria DFC Intelligence, a venda de jogos e consoles deve faturar US$ 74 bilhões até 2017. A compra da Amazon mira esse crescimento em expansão.

Antes de fechar com a Amazon, o Twitch chegou a ser sondado pelo Google, que esperava com a compra ampliar seu conteúdo no YouTube. Com 55 milhões de usuários ativos em todo o mundo a plataforma já tinha captado 20 milhões de dólares em investimentos no ano passado como forma de manter sua taxa de crescimento e aumentar a base de usuários.