Órgão norte-americano determina que selfie da macaca é de domínio público

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/08/2014 às 15:54
"Cada macaco na sua selfie". (Foto: Reprodução/WikimediaCommons).
"Cada macaco na sua selfie". (Foto: Reprodução/WikimediaCommons). FOTO: "Cada macaco na sua selfie". (Foto: Reprodução/WikimediaCommons).

"Cada macaco na sua selfie". (Foto: Reprodução/WikimediaCommons). "Cada macaco na sua selfie". (Foto: Reprodução/WikimediaCommons).

Lembram da macaca que fez uma selfie polêmica? O Copyright Office, o órgão dos EUA que regula e registra os direitos autorais no país, determinou que a foto tirada pelo bicho é de domínio público.

A imagem foi feita pela macaca com a câmera do fotógrafo David Slater, que reclamou para si os direitos autorais. Já a Wikimedia Commons, braço de imagens da Wikipedia, discordou e colocou a imagem para uso público. O caso iniciou uma batalha judicial inédita.

O órgão disse que não registra trabalhos produzidos pela natureza, sejam animais ou plantas. Fotos tiradas por macacos ou quadros pintados por elefantes, por exemplo, não são passíveis de registro. Por isso, tais imagens se tornam automaticamente de domínio público.

A foto foi feita em 2011 em um parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia. O jornal Daily Mail publicou a imagem em uma seleção com as melhores selfies feitas por animais. Slater deixou a câmera deliberadamente presa a um tripé para que os símios pudessem interagir.

Ele ainda explicou a imagem, dizendo que a macaca não está "sorrindo". Segundo o fotógrafo, esses macacos mostram os dentes quando veem um semelhante que não conhecem. [Via UOL]