Cientistas criam tatuagem que transforma suor em energia elétrica

Publicado em 19/08/2014 às 12:17

Tatuagem temporária capta composto produzido pelo corpo. (Foto: Divulgação/ACS). Tatuagem temporária capta composto produzido pelo corpo. (Foto: Divulgação/ACS).

Um grupo de pesquisadores anunciou que criou uma tatuagem temporária capaz de transformar o suor em energia. O estudo foi apresentado em uma conferência da Sociedade Americana de Química (ACS).

O dispositivo detecta o lactato, criado em seres humanos como um componente natural do suor. Além de detectar o composto, o adesivo contém uma enzima que retira elétrons do lactato e gera uma corrente elétrica.

Quanto maior é a intensidade do exercício físico, maior é a quantidade de lactato produzida pelo nosso organismo. A geração de energia é feito através de um processo chamado de glicólise.

Em testes realizados com a biobateria, os cientistas descobriram que pessoas que se exercitam menos de uma vez por semana produziram mais energia do que as que se exercitavam de uma três vezes. É que os sedentários se cansam mais rápido e por isso geram a glicólise mais rapidamente, o que gera mais lactato.

Foram gerados 70 microwatts pro centímetro de pele, mas apenas cerca de 4 microwatts foram absorvidos pelos eletrodos. Com o aperfeiçoamento da técnica será possível criar no futuro diversas soluções envolvendo exercícios físicos e geração de energia, como recarregar o smartphone. [Via ACS]