Novo padrão USB será mais rápido e conectável em qualquer posição

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/08/2014 às 8:48

Usuários e fabricantes passarão por período de produção. (Divulgação). Usuários e fabricantes passarão por período de produção. (Divulgação).

Um novo tipo de USB deverá chegar ao público. Ele é mais rápido, mais resistente e se conecta em qualquer posição.

As informações foram divulgadas pelo USB 3.0 Promoter Group, responsável pelo padrão, usado na maior parte dos computadores e dispositivos móveis em todo o mundo. O grupo anunciou detalhes do chamado USB Type-C 3.1, que já pode entrar em produção.

O que muda?

A principal mudança é a nova conexão, que agora permite o plugue em qualquer posição. O novo design reversível lembra bastante o padrão Lightning, que é usado pela Apple. Este é o fim daquela chateação de encontrar a posição do cabo.

Este novo design vale para todos os tamanhos - do regular ao Micro USB usado em smartphones. Outra mudança é a largura de banda, que pode chegar até 10 Gbps, o dobro em relação aos 5 Gbps do 3.0. Em relação ao carregamento de aparelho, o USB novo aguenta até 100 w de energia.

O lado ruim das boas novidades é os atuais cabos USB não seram compatíveis com os novos modelos. Os fabricantes precisarão incluir o padrão em seus aparelhos - até lá precisaremos usar adaptadores.

Foto: Divulgação/ USB 3.0 Promoter Group. Foto: Divulgação/ USB 3.0 Promoter Group.