Chuva de meteoros poderá ser vista nos céus nesta terça

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/08/2014 às 11:51

Foto: Divulgação/Nasa. Foto: Divulgação/Nasa.

Uma chuva de meteoros vai cruzar os céus da Terra entre esta terça (12) e quarta (13), podendo ser visto a olho nu no Brasil.

O fenômeno acontece por que a Terra está passando pelo cinturão de fragmentos conhecidos como Perseidas. O evento será melhor observado em cidades do Nordeste, já que a Constelação de Perseu, de onde a chuva se origina, estará baixa no horizonte.

"O fenômeno acontece por causa do movimento de translação da Terra", explicou o professor Antônio Carlos Miranda, astrofísico da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). "Toda chuva de meteoros é resultado de restos de cometas que se desintegram quando passam próximo ao sol. A atmosfera da Terra atraem esses objetos, que passam a ser chamados de meteoritos. Parte se evaporam, enquanto outros podem chegar ao solo", diz Miranda.

A entrada de meteoritos na Terra é um fenômeno relativamente comum, mas a grande maioria são imperceptíveis para a maioria dos humanos na Terra. Já essa passagem por Perseidas deverá dar origem a um dos mais belos eventos nos céus nos últimos meses. Para observar é necessário ir a um local com céu limpo, com pouca iluminação artificial noturna e torcer para o tempo colaborar. O ápice acontecerá de madrugada, após 0h, mas às 20h os primeiros traços já cruzarão os céus.

Chuva de meteoros visto no Hemisfério Norte em 2013. (Foto: AFP). Chuva de meteoros visto no Hemisfério Norte em 2013. (Foto: AFP).