Robô Curiosity completa dois anos em Marte

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/08/2014 às 9:46

Fotos: Nasa/Divulgação. Fotos: Nasa/Divulgação.

Há exatos dois anos a sonda-robô Curiosity chegava à Marte em uma das mais ousadas missões espaciais já feitas pelo homem. Desde que a primeira imagem da sombra projetada no chão chegou aqui na Terra passamos a conhecer nosso planeta vizinho de uma maneira nunca antes vista e nos ajudou a ter um entendimento ainda maior do nosso sistema solar. O investimento foi de US$ 2,5 bilhões de dólares.

O Curiosity pousou na cratera Gale, um dos dos lugares onde os cientistas da Mars Science Laboratory (Laboratório de Ciência de Marte) acreditavam existir sinais de vida. Céticos, os pesquisadores esperavam descobrir indícios de organismos microbiológicos.

O resultado divulgado pela Nasa atendeu às expectativas dos cientistas (e nossa!): sim, Marte já foi ou pode ser habitado por formas de vida, ainda que microorganismos. A primeira amostra de solo em setembro de 2012 já mostrava que o solo do Planeta Vermelho contém quantidades significativas de água. Mês passada um novo estudo mostrou que a região de Yellowknife era um ambiente habitável, com água em condições de consumo e com formas de vida simples bilhões de ano no passado. A sonda também revelou que o lugar possuía um sistema de lagos e rios.

Nenhuma forma de vida atual foi encontrada, mas é bom lembrar que esta não era o intuito inicial da sonda.

Mas a primeira missão da sonda foi explorar o solo do planeta. É que antes era preciso ter um entendimento maior da superfície de Marte, suas condições geológicas e climáticas para só então dar início a uma investigação mais profunda.

A Curiosity planejava ficar um ano marciano em funcionamento, ou seja, 687 dias. Realizar tantas descobertas em tão pouco tempo foi uma surpresa para os pesquisadores. "Cientificamente, a Cratera Gale e especialmente as terras ao redor do Monte Sharp excederam nossas expectativas", disse o cientista do projeto Ashwin Vasavada em entrevista ao Space.com. "O lugar foi coberto por água diversas vezes em sua história. Isto é algo que nunca prevemos baseado nas informações que tínhamos da órbita do planeta antes de pousarmos".

A Missão da Curiosity divulgou um vídeo comemorativo dos dois anos da sonda em Marte.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zervvVw2dnU

Próximos passos

A sonda já andou bastante pela superfície de Marte nesses dois anos. Foram 9 km percorridos desde que pousou na cratera Gale. Agora, a missão planeja algo ainda mais ousado para o robô.

Ele irá desbravar a base no Monte Sharp, o que teve início em julho de 2013 e deve terminar no final deste ano. O tamanho da área é de 3 a 4 km. O Curiosity vai escalar os sopés da montanha, o que ajudará a entender ainda mais as transformações geológicas marcianas. "A esperança é atravessar essas camadas de rochas e ler a história de Marte como um livro", disse Vasavada. A Nasa quer saber como Marte passou de um período anterior, mais ameno e quente, incluindo possível solo argiloso, para esta versão seca, fria e desolada.

A Nasa já prepara o envio de um novo robô à superfície do planeta em 2020. Ele terá um chassi igual ao Curiosity, mas será equipado com câmeras e laboratórios mais modernos. A missão do novato, ainda sem nome, será preparar o terreno para uma futura missão tripulada.

Uma das primeiras imagens do solo de Marte (Foto: Nasa). Uma das primeiras imagens do solo de Marte (Foto: Nasa).

Selfies

As selfies estão com tudo atualmente. E a Curiosity - até por uma necessidade - não ficou de fora. Com uma câmera HD conectada, a sonda realizou diversas imagens de si e do ambiente, que foram popularizadas pela conta do robô no Twitter.

BawL4xmCcAAJU0s

935a358b-6cb4-4d5c-8696-8041219b10f2_980x551

curiosity-rover-selfie1

space-selfies-05-curiosity-131204

mars-rover-selfie-670