Jogar videogame todos os dias faz bem para crianças, diz estudo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/08/2014 às 9:24

Pesquisa mostrou ainda que excesso também é ruim. (Reprodução/SheKnows.com). Pesquisa mostrou ainda que excesso também é ruim. (Reprodução/SheKnows.com).

Uma nova pesquisa coloca por terra todas as broncas que os pais deram nos filhos durante anos. Jogar videogame diariamente faz bem para as crianças, diz um estudo publicado pela Oxford Internet Institute.

Veja o estudo na íntegra (em inglês)

Segundo o estudo, divulgado pelo site Quartz, as crianças que jogam videogame todos os dias são mais felizes e emocionalmente estáveis em relação àquelas que não jogam. A condução da pesquisa foi do psicólogo Andrew K. Przybylski, que analisou o comportamento de 5 mil crianças de 10 a 15 anos na Grã-Bretanha. Destas, 75% jogavam todos os dias.

Em entrevista à BBC, Przybylski disse que a diversão e interação natural dos games funcionam praticamente igual às tradicionais brincadeiras cara a cara no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades sociais e de personalidade. Durante a condução da pesquisa, meninos e meninas responderam questões sobre satisfação com a vida, amizade, vontade ajudar o próximo e foram testados nos níveis de atenção e hiperatividade, entre outros.

Mas a maior contribuição da pesquisa foi mostrar que o bom senso dos pais ainda é o mais importante. As crianças que jogavam diariamente até uma hora no máximo eram mais felizes e emocionalmente estáveis do que as que não jogavam. Entretanto, quem passava mais de 3 horas diárias sofriam de problemas emocionais.

A pesquisa ainda precisa de uma maior investigação, segundo o psicólogo. Ela serviu para trazer mais qualidade ao debate sobre o impacto dos videogames na vida das crianças e adolescentes.