Site de encontros online OkCupid admite experiências com usuários

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 30/07/2014 às 17:05

(Foto: Reprodução) Depois do Facebook, foi a vez do site de encontros admitir experiência com usuários. (Foto: Reprodução)

Um mês depois de o Facebook ser acusado de manipular as emoções de seus usuários, o site de encontros americano OkCupid decidiu sair do armário, ao reconhecer que também fez experiências com pessoas e vinculou casais incompatíveis para ver o que acontecia.

Um dos mais populares sites de encontros online dos Estados Unidos, o OkCupid informou ter redefinido sua fórmula para unir casais com a ideia de estudar melhor a arte (ou o negócio) de servir de cupido.

Seu fundador, Christian Rudder, escreveu essa confissão nessa segunda, em um post publicado em seu blog, intitulado "Fizemos experiências com seres humanos", depois que uma onda de críticas se abateu sobre o Facebook por manipular os posts no feed de notícias de seus usuários para estudar como eles influenciavam as emoções.

"Notamos recentemente que as pessoas não gostaram que o Facebook fizesse experiências com seus perfis", disse Rudder. "Mas, adivinhem: se usam a internet, vocês estão sujeitos a centenas de experiências a qualquer momento, em qualquer lugar. É assim que funcionam as páginas na internet", acrescentou.

No OkCupid, o usuário cria um perfil com fotos e escreve uma curta autodescrição. Também deve responder um longo questionário, destinado a definir sua personalidade e seus gostos. Com base nessas informações, o site sugere ao usuário parceiros em potencial, indicando o percentual de afinidades. Assim, se um pretendente aparece com potencial de 95%, as chances de a chama do amor acender são altas.

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Mas, Rudder escreveu em seu blog que o OkCupid omitiu textos dos perfis para determinar a importância das palavras frente às fotografias. Também admitiu ter dito a pessoas incompatíveis que eram casais ideais (com mais de 90% de afinidades), para estudar o alcance do poder da sugestão nas equações românticas.

Previsivelmente, uma imagem vale mais que mil palavras

O OkCupid descobriu que as palavras importam pouco quando comparadas com as fotos e que apenas dizer a duas pessoas incompatíveis que formam o casal ideal é o suficiente para que ambos concordem.

"Quando dizemos a duas pessoas que são um bom casal, eles agem como se fossem", disse Rudder. Depois o OkCupid testou o sistema, dizendo a duas pessoas que tinham afinidades perfeitas que seriam um casal terrível.

Acontece que, neste caso, os envolvidos se inclinaram a desafiar o poder da sugestão e tiveram relacionamentos bem sucedidos de qualquer forma, segundo as estatísticas publicadas no OkCupid.

Rudder acrescentou que, embora o OkCupid seja uma página de sucesso, ainda há muito a descobrir no que diz respeito à função de cupido. "Na verdade, o OkCupid não sabe o que faz", escreveu. "Ninguém sabe, em nenhum outro site. A maioria das ideias é ruim. Mesmo as boas ideias poderiam ser melhores. As experiências são a única forma de checar".

No começo de julho, autoridades britânicas informaram que investigariam o Facebook por causa de uma experiência na qual o popular site de relacionamentos manipulou os sentimentos dos usuários, o que levou a um pedido de desculpas público por parte de seus responsáveis.

Em janeiro de 2012, o Facebook manipulou as informações de 700.000 usuários anglófonos para um estudo científico sobre o "contágio emocional" dos grupos. O resultado demonstrou que os usuários utilizam mais palavras negativas ou positivas segundo o alcance dos conteúdos aos quais são expostos. [Da AFP]