Divulgados vencedores de maratonas de programação da Campus Party Recife 2014

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 29/07/2014 às 10:59

(Foto: Divulgação/Campus Party Brasil) Foram três concursos para os campuseiros que desenvolveram projetos sobre internet das coisas. (Foto: Divulgação/Campus Party Brasil)

A Telefônica Vivo, uma das patrocinadoras da Campus Party Recife 2014 (CPRecife3) divulgou os ganhadores dos concursos Hackathon de Internet das Coisas, Embaixadores de Internet das Coisas e Hackathon de Segurança. O principal objetivo dos desafios eram popularizar os temas.

Quem levou o prêmio do Hackathon de Internet das Coisas foram três grupos de campuseiros. O primeiro, formado pelos estudantes de Natal, no Rio Grande do Norte, foram Albano Rocha da Costa, Eduardo André Neves e Douglas Fernandes Leandro, que desenvolveram o Coffee Source, um protótipo de automação que permite programar os horários para ligar a cafeteira.

Já o grupo HouseClimate, formado pelos pernambucanos Yelken Ferreira, Ytalo Martis e Lothar Matthaus, desenvolveram uma solução de automação residencial para economizar energia, medindo a quantidade de luz externa. O terceiro, o Segurança Industrial, foi desenvolvido pela baiana Sileide Santana Campos e outras pessoas e é um robô autônomo que monitora ambientes, gerando informações sobre umidade, fumaça e gases nocivos.

A empresa também promoveu o embaixadores sobre o tema, que deu prêmios diários aos participantes. Ao final, a dupla de campuseiros Anderson Arruda (Santa Cruz do Capibaribe, PE) e Rafael Fontes (Patos, PB) ganhou o prêmio principal, que foi uma viagem para o São Paulo, para participar da Campus Party 2015.

Um segundo Hackathon abordou o tema da Segurança na Internet. Foram três desafios ao longo da CPRecife3. O primeiro premiou o pernambucano Adriel Café, que montou um módulo para que os usuários do Sinfonier possam gravar os registros de Logs da aplicação em um serviço web gratuito. Em segundo ficou o paraibano Caio Lüders, que desenvolveu um projeto que identifica ataques contra aplicações web na nuvem.

O terceiro ficou com a dupla de pernambucanos Rafael Teixeira e Joselito Nascimento, que desenvolveu um projeto com base em geolocalização, identificando o IP que enviou mensagem à caixa postal. A CPRecife3 teve fim no último domingo, com avaliações positivas tanto da organização, quanto dos campuseiros.