China abre investigação contra Microsoft por monopólio

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 29/07/2014 às 13:47

(Foto: Reprodução/Internet) A investigação aponta o sistema operacional Windows e o pacote de programas Office. (Foto: Reprodução/Internet)

A China anunciou nesta terça que está investigando a gigante americana Microsoft por exercer um possível monopólio no mercado chinês.

"De acordo com a regulamentação legal, a Administração Estatal de Indústria e Comércio (AEIC) abriu uma investigação sobre supostas ações de monopólio da Microsoft", indicou o organismo em um comunicado.

A investigação aponta o sistema operacional Windows, utilizado na grande maioria dos computadores da China, e seu pacote de programas Office, segundo a nota.

A Microsoft se converte, assim, na mais recente empresa estrangeira que é alvo de uma investigação na China, que colocou sob análise uma série de sociedades, dos campos da informática até o leite infantil.

Representantes da AEIC vasculharam vários escritórios da Microsoft na China, indicou na segunda à AFP uma fonte próxima à investigação.

Segundo a imprensa oficial, os investigadores visitaram locais em Pequim, Xangai, Cantão e Chengdu e entrevistaram seus trabalhadores. [Da AFP]