Irmãos Piologo falam sobre criação de humor na internet e sucesso do Mundo Canibal

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 26/07/2014 às 20:25

Com o painel "Uma havaianada na cara da internet", irmãos contaram sua trajetória. Foto: Renato Mota/ Jornal do Commercio Com o painel "Uma havaianada na cara da internet", irmãos contaram sua trajetória. Foto: Renato Mota/ Jornal do Commercio

Por Renata Dorta

Do NE10

Há mais de quinze anos online, o Mundo Canibal leva o riso aos internautas com os personagens “Chuq Nóia”, “Pastor Metralhadora”, “Sr. Donizildo e o narrador bêbado “Treco”; os vídeos do ParToba e a série “Havaiana de Pau”. Por trás de todo este sucesso estão os irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo. Eles vieram neste sábado (26), e penúltimo dia de Campus Party Recife, para participar do Cubo de Conteúdo e de um painel interativo no Palco Michelangelo, onde mostraram o trabalho por eles desenvolvido.

O MundoBit bateu um papo com os meninos sobre “haters”, conteúdo de humor na internet, o programa deles no canal Multishow e mais. Confira.

Quem trabalha com a internet precisa administrar a interação com os “haters”. Como vocês administram? Já sofreram precisaram censurar conteúdo?

Irmãos Piologo: Nosso humor sempre foi negro, mais maluco. Mas nunca quisemos ofender, fazemos vídeos para que a galera dê risada e esqueça, por um tempo, os próprios problemas. Agora, o que acontece é que tem gente que sempre leva mais a sério do que deveria. Tem "nego" que pega as besteiras que a gente faz e transforma num "negócio filosófico". "Haters" sempre vão existir. Enquanto existirem pessoas, existirão "haters". No fundo, nós nem ligamos para eles. E uma das coisas que mais gostamos de ver são os comentários. E também nunca fomos processados, só recebemos reclamação, mas como trabalhamos há muito tempo com isso já temos o cuidado e sabemos o limite onde podemos ir para evitar problemas.

cubo2

Vocês aproveitam os comentários dos internautas para criar novo conteúdo?

Irmãos Piologo: Sempre. Tem coisas que vemos nos comentários e que achamos interessante, até porque é lá que está o nosso feedback. Quanto mais o seu site cresce, mais é difícil agradar todo mundo e aquele negócio de dar "like" ajuda a observar se seus fãs ainda continuam sendo fãs. Se tão xingando muito, se a piada não cola, tentamos outra abordagem numa próxima.

Como foi adaptar o conteúdo do site Mundo canibal para o programa de vocês no Canal Multishow?

Irmãos Piologo: Não teve muito problema, porque nossos vídeos já tinham tudo. Até os "pis" nos palavrões os vídeos no Mundo Canibal já possuía, então pelo fato de saber o nosso limite, o nosso limite era que o Multishow precisava. A parte do stand up, com a criação de esquetes, ficou por conta do Vilela (humorista stand up e também um dos criadores do Mundo Canibal) e a equipe, como eu e o Rodrigo gostamos de humor mais espontâneo não nos metemos nessa área. Pra essa nova temporada, que estreia ainda este mês, nós adicionamos esse humor espontâneo, tipo Jackass, que fizemos sem roteiro.

https://youtu.be/1LKf06lminQ

Além do Jackass, o que do humor estrangeiro inspira vocês?

Irmãos Piologo: Gostamos de animações como South Park e Family Guy. E também humor antigo, papelão, tipo "Corra, que a Polícia Vem Aí".

Você têm alguma dica para que estar começando na internet?

Irmãos Piologo: "Vai estudar para ser médico, você irá ganhar dinheiro pra c&¨#%%#@!" (Risos) "Tamo" brincando! O principal é tentar fazer algo que ninguém fez. Se você fizer algo que todo mundo já faz será muito difícil se destacar. Tente fazer algo que goste e não faça apenas porque você viu outras pessoas fazendo isso na rede. Desde o início nós queremos produzir o que nós não víamos na época na internet. Tem público para tudo, só é preciso achá-lo e insistir, não adianta botar um vídeo e achar que bombar rapidamente. Nós demoramos dez anos para ganhar dinheiro, na época as oportunidades eram mais difíceis e nem o YouTube existia, hoje está muito mais fácil.

Acreditam que o Mundo Canibal atingiu o topo?

Irmãos Piologo: Não, porque o humor vai mudando. Ao ver as coisas que fazíamos antes no site, percebemos que está muito diferente. Estamos sempre renovando. Estamos ainda hoje em evidência pois não ficamos criando as mesmas coisas. Antes era só desenho animado, agora temos games, vídeos e pegadinhas. O público nunca sabe o que vai acontecer e isso é que torna legal.