De games a apps que ajudam a plantar árvores. Conheça as empresas participantes da CPRecife

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 24/07/2014 às 20:43

Hawston Pedrosa criou a Plant.ai, que une marketing e responsabilidade ambiental (fotos:Mariana Dantas) Hawston Pedrosa criou a Plant.ai, que une marketing e responsabilidade ambiental (fotos:Mariana Dantas)

logo campus party

Por Mariana Dantas

Uma das novidades da Campus Party Recife deste ano é o Startup Makers, espaço aberto ao público onde novos empreendedores de negócios digitais podem apresentar os seus produtos, além de fazer novos contatos e parcerias. Cerca de 160 novas empresas, a maioria instaladas em incubadoras, disputaram uma vaga em um dos estandes do espaço, mas apenas 50 foram selecionadas. O Startup Makers funciona no hall de entrada do Centro de Convenções, em Olinda.

Entre os expositores está Hawston Pedrosa, que em abril do ano passado criou o aplicativo Plant.ai. A ferramenta promove campanhas de marketing para as empresas privadas com foco na sustentabilidade ambiental. Atualmente o Plant.ai faz parte do programa de incubação da ISA (Incubadora do Semi-Árido), órgão do Instituto Federal de Petrolina (IFSertão).

Vídeo de divulgação da Plant.ai:

PLANT.AI - Você Curte, nós plantamos from Plant.ai on Vimeo.

Através de uma estação instalada em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e grandes eventos, as pessoas são convidadas a interagir com o aplicativo, por meio do Facebook. A cada curtida ou compartilhada, um plantio de árvore é realizado. As mudas são entregues aos participantes ou enviadas para instituições parceiras. Já os anunciantes têm a sua marca propagada na rede social e recebe um relatório com o número de interações e de quantos plantios de árvores financiou.

Segundo Hawston, a ideia de criar a Plant.ai surgiu através de uma oportunidade de negócio. "Soube que um shopping de Petrolina precisava elaborar um projeto de compensação ambiental. Fui lá e ofereci a ideia", disse o empresário, que é formado em agronomia mas sempre gostou da área de TI. Em pouco mais de um ano, a Plant.ai já conquistou alguns clientes e fez a entrega de mais de sete mil mudas de árvores. "As mudas são preparadas pela nossa empresa e são escolhidas de acordo com a legislação específica para plantio urbano", explicou.

Empresário da área de infraestrutura predial no estado do Espírito Santo, Alex Roger, de 33 anos, sempre foi apaixonado por games. Após alguns nos de trabalho, ele conseguiu um bom capital e resolveu transformar o seu lazer em negócio. "Resolvi abrir uma empresa de games. Não só porque gosto, mas estudei o mercado. Busquei montar uma equipe especializada e para isso fui procurar os alunos do curso de games de uma faculdade do meu estado", conta.

Alex Roger decidiu investir no mercado de games Alex Roger decidiu investir no mercado de games

A baratinha do game gratuito Cockroach A baratinha do game gratuito Cockroach

A AGW Global tem apenas 60 dias de fundação e, além de ser selecionada para a Startup Maker, já lançou dois jogos e tem previsão para lançar mais quatro nos próximos meses. Um dos jogos é CockRoach, e pode ser baixado gratuitamente na App Store ou Google Play, para IOS e Android.

SERVIÇO - Para os que gostam de ficar por dentro de tudo que acontece na cidade, como shows, peças de teatro e novidades em gastronomia, os amigos Josival Júnior e Diego Lopes desenvolveram há sete meses o aplicativo gratuito Sonar. Ao acessar o app, o usuário também pode baixar cupons promocionais dos estabelecimentos, além de confirmar presença no evento, postar fotos e deixar sua opinião.

Equipe da Sonar está entre os participantes Equipe da Sonar está entre os participantes

"Tivemos a preocupação de atrair quem utiliza o Sonar. Não é apenas uma ferramenta de consulta, possui interação entre os usuários. Inicialmente, o projeto traz os eventos em Pernambuco, mas a nossa meta e crescer para outros estados", explica Josival. Com pouco tempo de existência, o aplicativo possui mais de 2.500 usuários e fechou parceria com várias empresas.

Sites:

Plant.ai: www.plant.ai

AGW Global: www.agwglobal.com

Sonar: www.sonarapp.com.br