Muita ansiedade na primeira manhã da Campus Party Recife 2014

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 23/07/2014 às 13:19

(Foto: Mayra Cavalcanti) (Foto: Mayra Cavalcanti)

logo campus party

Acabou a espera e finalmente teve início a Campus Party Recife 2014 (CPRecife3). Apesar de muitos campuseiros terem chegado ao Centro de Convenções, em Olinda, por volta das 9h, os portões abriram apenas ao meio dia. Nesta quarta, as pessoas que visitarem a CPRecife poderão conferir a palestra de abertura, que será com um dos produtores da DICE e que trabalha nos elementos competitivos da franquia BattleField, Daniel Matros, às 21h.

(Foto: Mayra Cavalcanti) (Foto: Mayra Cavalcanti)

O dia na CPRecife começou com uma coletiva de imprensa, envolvendo representantes da secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, da secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, do Instituto Campus Party e da Futura, empresa que é responsável pelo evento no mundo.

Este ano, a CPRecife receberá quatro mil campuseiros, dos quais 1600 estarão acampados. O espaço disponível será de 27 mil m², que se dividirá entre a área do camping, cinco palcos secudários (Galileu, Pitágoras, Michelangelo, Stadium e Hypatia), além do palco principal, onde acontecerão as palestras magistrais.

(Foto: Mayra Cavalcanti) (Foto: Mayra Cavalcanti)

Os destaques da CPRecife ficam por conta de Sean Carasso, empreendedor social e fundador da campanha pela paz no Congo, a Falling Whistles, o gerente de marketing do Google, Daniel Sieberg e Joe Penna, sucesso no YouTube como o MysteryGuitarMan.

Serão mais de 300 horas de conteúdos, relacionados a 14 temas, dentre eles a robótica, astronomia, modding, hardware, greentech, smart cities, software livre, desenvolvimento, segurança, design, mídias sociais, dentre outros.

(Foto: Mayra Cavalcanti) (Foto: Mayra Cavalcanti)

Para entrar no evento, a ansiedade era tão grande que muitos campuseiros ficaram aglomerados em frente à porta de entrada. A primeira pessoa a entrar foi a campuseira Maria Paloma, da cidade de Carpina. O campuseiro precisa se inscrever, passar por uma revista de seus objetos pessoais e, inclusive, cadastrar seus aparelhos eletrônicos como computadores e laptops para entrar no evento.

De acordo com o presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza, as novidades deste ano são uma área para que ocorram campeonatos de games como League of Legends, que vão acontecer à noite e uma área voltada para 50 start ups selecionadas. "A infraestrutura de todas as CPs são parecidas, mas todas têm sua particularidade, porque ela é feita pelas pessoas, pelos palestrantes", disse.

O presidente da Telefónica Brasil, Antônio Carlos, ressaltou que na CPRecife3 terão maratonas de programação (hackathons), voltadas para os temas de internet das coisas e segurança de rede.

A programação completa da CPRecife 3 poderá ser conferida aqui.