Aplicativo para supercomputador Watson da IBM leva 'Big Data' para a gastronomia

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 01/07/2014 às 10:46

(Foto: Reprodução/Internet) O novo aplicativo está em fase de testes e pretende ajudar cozinheiros a criar novas receitas. (Foto: Reprodução/Internet)

A IBM e a revista Bon Appetit anunciaram nessa segunda a iniciativa que pretende usar "Big Data" na gastronomia.

Um novo aplicativo chamado "Chef Watson with Bon Appetit" está em fase de testes e tem como objetivo ajudar cozinheiros a "direcionarem as avançadas capacidades cognitivas do supercomputador Watson para criar novas receitas e combinações gastronômicas que nunca foram concebidas", disse a IBM.

A cozinha torna-se, portanto, um novo campo de provas para o Watson, utilizado na luta contra contra o câncer e em outras aplicações médicas. O novo aplicativo é parte do programa "Chef Watson", lançado neste ano pela IBM e pelo Instituto de Educação Culinária.

Mike Rhodin, vice-presidente do IBM Watson Group disse que o objetivo do aplicativo "é ajudar as pessoas a descobrirem o potencial dos sistemas de computação cognitiva". "Esses sistemas representam uma enorme quantidade de dados, compostos e fórmulas, pelos quais se pode entender a interação entre as pessoas e as informações de forma mais intuitiva", explica Rhodin em comunicado.

A revista Bon Appetit testou algumas receitas usando o aplicativo Chef Watson, como a de costelas apimentadas com molho barbecue de mostarda com maçã. Para sobremesa, bolo de frutas vermelhas, com raspas de limão, creme de leite e o diferencial da manjerona, que, segundo a revista, conquistou os provadores das receitas.

"Na Bon Appetit, estávamos curiosos para ver o que o Watson poderia descobrir de novidade, ajudando a criatividade dos chefes de cozinha", diz o editor da revista, Adam Rapoport. [Da AFP]