Estudantes de Olinda realizam copa de robótica

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/06/2014 às 13:56

Estudantes do Santa Emília são veteranos em competições. (Divulgação). Estudantes do Santa Emília são veteranos em competições. (Divulgação).

Recife recebe um campeonato de robôs em Olinda nessa quinta (26). O evento será no Colégio Santa Emília, com entrada gratuita ao público.

A 1ª Copinha de Robótica contará com alunos de 8 a 14 anos. O torneio faz parte do encerramento de primeiro semestre da Escolinha de Robótica da instituição e tem como objetivo incentivar a criatividade e o desenvolvimento tecnológico dos competidores.

O evento acontece na quadra da Unidade 2, em Olinda, às 9h. Segundo o Santa Emília, durante o curso os alunos trabalharam raciocínio lógico, trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo, controle de dispositivos elétricos e eletrônicos, programação e construção de estruturas de robôs.

De acordo com o professor Paulo Marcelo Pontes, coordenador do Curso, uma das estratégias apresentadas na competição é a de que os robôs terão que simular uma partida de futebol, levando a bola para o gol adversário. As equipes vencedoras serão premiadas com um troféu e os participantes receberão medalhas.

A equipe de Robótica do Colégio Santa Emília é veterana em competições internacionais. No ano passado, os alunos que integram o grupo de robótica do Colégio, chamado Positronics, consagrou-se bicampeã na principal categoria - Resgate - nível médio, durante a etapa final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2013), que ocorreu na Universidade de Fortaleza, na capital do Ceará. Com isso, os alunos garantiram uma vaga na RoboCup Junior Mundial 2014, realizada, desta vez, no Brasil, na cidade de João Pessoa. No ano passado, o mundial aconteceu na Holanda.