Carro solar criado por estudantes iranianos participa de competição nos EUA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/06/2014 às 13:48

Foto: AFP. Foto: AFP.

Um veículo construído por universitários iranianos chegou aos Estados Unidos para participar de uma prova internacional, após várias semanas de incertezas. Várias companhias aéreas que operam no Irã se negaram a transportar o veículo aos Estados Unidos pelo temor de infringir as sanções de Washington contra a república islâmica.

"O automóvel chegou há três dias ao Estados Unidos e agora está em Austin, Texas", disse Hasan Bahrami, um dos integrantes da equipe da Universidade de Qazvin. O veículo, batizado de Havin-2, foi criado por 18 estudantes desta universidade, que fica 140 km ao oeste de Teerã. Em 14 de julho participará na corrida "American solar challenge", de 2.700 km, através de sete estados americanos, entre Austin e Minneapolis (Minnesota).

Outros centros universitários de prestígio participam na competição, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT). "Vamos nos esforçar para terminar em uma boa posição. Também será uma boa oportunidade para trocar informações e experiências com os estudantes de outras universidades", afirmou Bahrami.

"Somos cientistas, tenho certeza de que nossa presença mudará um pouco a ideia que os outros têm do Irã, especialmente os americanos". "Verão nosso nível científico e perceberão que a única coisa que os iranianos pretendem é desenvolver o país", explicou o estudante.

Irã e Estados Unidos não têm relações diplomáticas há 35 anos. Os países tentam, já um ano, um movimento de aproximação com as negociações sobre o programa nuclear iraniano. [Da AFP]