Pesquisa de professor da UFPE se torna padrão na União Internacional de Telecomunicações

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/06/2014 às 12:37

Trabalho teve colaboração de outros três profissionais. (Divulgação). Trabalho teve colaboração de outros três profissionais. (Divulgação).

Um trabalho de um professor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco se tornou padrão na União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês). A pesquisa também recebeu colaboração de profissionais dos Estados Unidos e China.

Um novo modo de gerenciamento de potência, apresentado em trabalho de pesquisa que recebeu a colaboração do professor do CIn Divanilson Campelo e publicado na edição de abril do periódico IEEE Communications Letters, tornou-se um padrão (standard) mundial na União Internacional de Telecomunicações - UIT (ITU, em inglês), em 2014.

O trabalho consiste em um novo modo de gerenciamento de potência para reduzir o consumo de energia no equipamento localizado na residência dos assinantes em redes de acesso em banda larga do tipo PON (Passive Optical Network). A pesquisa é resultado de uma colaboração entre três profissionais de companhias dos Estados Unidos e China, a mestranda Raisa Hirafuji (UnB) e o professor Campelo.

A UIT, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em Tecnologias de Informação e Comunicação, possui um setor de padronização (ITU-T) responsável por estudar questões técnicas, operacionais e tarifárias e publicar recomendações para facilitar a integração e interoperabilidade de sistemas de telecomunicações no mundo.