A Grande Mancha Vermelha de Júpiter está diminuindo de tamanho

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/05/2014 às 15:28

A Grande Mancha é tão grande que caberiam três Terras dentro. (Foto: Nasa). A Grande Mancha é tão grande que caberiam três Terras dentro. (Foto: Nasa).

A marca mais característica do planeta Júpiter, pelo qual é bastante famoso, a mancha vermelha, está diminuindo. Essa é a conclusão de cientistas que analisaram imagens do telescópio espacial Hubble.

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter é, na verdade, uma gigantesca tempestade com mais de 40 mil quilômetros que está em atividade há milhares de ano. Seu tamanho é tão colossal que caberiam três Terras ali dentro.

Segundo a Nasa, citada pela Reuters, em 1979 e 1980, as manchas tinham diminuído para cerca de 22.500 quilômetros de diâmetro como mostraram imagens da sonda Voyager. Agora, novas fotos do Hubble apontaram para 16.100 quilômetros, além de uma fórmula mais circular.

Imagens da Nasa apontam a dimunuição. (Divulgação/Nasa). Imagens da Nasa apontam a dimunuição. (Divulgação/Nasa).

"É visível que redemoinhos minúsculos estão se juntando à tempestade... estes podem ser responsáveis pela mudança acelerada ao alterar a dinâmica interna (da tempestade)", disse Amy Simon, astrônoma do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa, em Greenbelt, Maryland, em um comunicado.

Cientistas querem agora investigar o que acontece na atmosfera de Júpiter que está sugando sua energia e causando o encolhimento da mancha.