PEC da inovação deve ampliar políticas públicas para ciência e tecnologia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/04/2014 às 11:36

Laboratório de nanotecnologia em São Paulo: mais agilidade na inovação (Foto: Agência Fapesp/Divulgação). Laboratório de nanotecnologia em São Paulo: mais agilidade na inovação (Foto: Agência Fapesp/Divulgação).

Depois do Marco Civil, um novo debate sobre tecnologia chega à Câmara dos Deputados. Foi aprovado nessa quarta (23), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 290/13) que trata sobre inovação tecnológica.

Aprovado por unanimidade, com 354 votos, o texto acrescenta as expressões ciência, tecnologia, pesquisa e inovação em artigos da Constituição, com o objetivo de ampliar as políticas públicas e a concessão de estímulos da União, dos estados e dos municípios a essas áreas.

A proposta também inclui na Constituição a necessidade de efetivação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em regime de colaboração entre os setores público e privado, além de funcionamento a ser regulado em lei federal.

O texto também abre a possibilidade de uso de recursos públicos para fortalecer empresas inovadoras e polos tecnológicos. Pela proposta, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão ceder temporariamente servidores públicos, equipamentos e de instalações a entes públicos e privados. A proposta segue para o Senado, onde também será votada em dois turnos. [Com Agência Brasil]