Cobertura de celular para a Copa do Mundo pode não ficar pronta a tempo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/04/2014 às 15:45

Empresas agora correm contra o tempo. (Foto: AFP) Empresas agora correm contra o tempo. (Foto: AFP)

A menos de dois meses da Copa do Mundo de Futebol, que acontece no Brasil, as operadoras de telefonia ainda estão com muita dificuldade de oferecer a cobertura esperada para o evento.

"Onde não tivemos muito tempo, provavelmente não vamos conseguir ter cobertura completa para os estádios", disse Eduardo Levy, diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), citado pela Reuters. Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, também expressou preocupação, pois a maior parte das infra-estruturas de comunicação não serão testadas.

As operadoras reclamam que não tiveram tempo hábil para instalar e calibrar as redes em seis novos estádios entregues esse ano. O setor pediu 120 dias e recebeu menos de 70 em lugares como Curitiba e São Paulo.

segundo Levy também não será possível oferecer a estrutura desejada nos aeroportos, que tiveram um projeto idêntico aos estádios e que receberão 600 mil turistas. "Muitos aeroportos não estarão prontos a tempo. Faremos cobertura externa."

Para evitar o problema vivenciado na Copa das Confederações, quando torcedores e jornalistas que cobriam o evento tiveram dificuldade em enviar mensagens, um consórcio do setor vai investir 200 milhões de reais para reforçar a cobertura. Claro e Vivo avisaram que preparam a instalação de novas antenas em locais da Copa e a Oi vai ampliar sua rede WiFi em áreas populares, para desafogar o tráfego de dados.

Essa instalação de redes WiFi ainda precisa ser aprovada pela Fifa.