O Brasil é um dos países mais atuantes no Twitter. Foi essa a conclusão de uma pesquisa que traça o perfil do usuário brasileiro na rede social, divulgado pela Folha de S. Paulo. 80% dos usuários acessam a rede pelo smartphone.
A pesquisa mostrou ainda os seguintes números: 97% dos usuários assistem à TV todos os dias, e 50% deles usam o celular enquanto estão na frente da telinha. Por isso, o Twitter é o principal app de segunda tela do País.
O relatório é importante para as marcas, que poderão aproveitar esse engajamento dos usuários no Twitter para promover ações. Nos interesses dos usuários brasileiros, em primeiro lugar ficou entretenimento, seguido de tecnologia e consumo. 85% conversam com os amigos frequentemente e 84% seguem perfis de marcas.
O Twitter não divulgou números de usuários no Brasil. Enquanto isso, o Facebook divulga regras mais rígidas para as atividades de marcas no Facebook, além de ser acusado de diminuir o alcance dos posts na timeline. Usuários e empresas acusam que o nível de alcance do conteúdo caiu drasticamente e que agora é necessário investir cada vez mais para chegar aos seguidores. A rede nega e diz que isso é "um movimento natural".