Descoberto o primeiro exoplaneta habitável do tamanho da Terra

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/04/2014 às 16:06

O planeta com sua estrela-anã ao fundo. (Foto: NASA/SETI/CalTech) O planeta com sua estrela-anã ao fundo. (Foto: NASA/SETI/CalTech)

Cientistas descobriram o primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho semelhante ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que o torna habitável.

A descoberta reforça a possibilidade de encontrar planetas similares à Terra na nossa galáxia, a Via Láctea, segundo uma equipe internacional de astrônomos liderada por um profissional da Nasa. O trabalho foi publicado na edição desta quinta-feira da revista científica americana Science.

"É o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra encontrado na zona habitável de outra estrela", destaca Elisa Quintana, astrônoma do centro de pesquisas Ames, da Nasa, que ficou à frente da pesquisa.

"O que torna esta descoberta algo particularmente interessante é que este planeta, batizado de Kepler-186f, tem o tamanho terrestre e está em órbita ao redor de uma estrela classificada como anã, menor e menos quente do que o sol, na zona temperada onde a água pode ser líquida", afirmou.

Considera-se que esta zona seja habitável porque a vida como a conhecemos tem possibilidades de se desenvolver naquele ambiente, segundo os pesquisadores. Para Fred Adams, professor de Física e Astronomia da Universidade de Michigan, "trata-de de um passo importante na busca para descobrir um exoplaneta idêntico à Terra".

O planeta foi encontrado graças ao telescópio Kepler. Ele foi lançado em 2009 e deixou de funcionar em 2013, devido a um problema técnico. Mas durante esses quatro anos em que funcionou, observou 160.000 estrelas, à procura de planetas extrassolares em seu redor.

Os cientistas acreditam que ele é apenas 10% maior do que o da Terra – o que sugere fortemente que é rochoso. Se fosse 20% maior poderia ser um gigante gasoso, como Júpiter. Este é o quinto exoplaneta encontrado, mas o primeiro que possui indícios fortes de conter uma atmosfera parecida com a nossa. [Da AFP, com Science e Público.PT]