Google anuncia data e preço do primeiro smartphone modular

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/04/2014 às 16:27

Foto: Divulgação/Google. Foto: Divulgação/Google.

O Google anunciou a data de lançamento do seu aguardado projeto Ara, que vai possibilitar a criação do primeiro smartphone modular do mundo. O aparelho chegará em janeiro de 2015, por 50 dólares.

O anúncio foi feito durante uma conferência para desenvolvedores nesta quarta (16). Segundo o líder da iniciativa, Paul Eremenko, o modelo será cinza para incentivar a criatividade dos usuários.

O smartphone modular vai permitir aos usuários trocar componentes físicos do aparelho, como um quebra-cabeça. Eles serão encaixados através de uma tecnologia de ímãs com efeito magnético controlado. Cada módulo será vendido em separado, mas ainda não foram divulgados os preços.

O Google ainda precisa fazer alguns ajustes. Um dos principais é incentivar mais apps que suportem um hardware dinâmico. A ideia é que, no futuro, os fabricantes parceiros fiquem responsáveis pelo design dos componentes. A próxima apresentação do Projeto Ara será em julho.

A estratégia da empresa com o aparelho é satisfazer diversos públicos, incluindo os 5 bilhões de pessoas no mundo que ainda não possuem um smartphone.

ara2