Glenn Greenwald e Laura Poitras vencem Pulitzer por denúncias da NSA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/04/2014 às 9:23

Foto: AFP. Foto: AFP.

Os jornais The Washington Post e The Guardian venceram nesta segunda-feira o prêmio Pulitzer, um dos mais importantes do jornalismo mundial, por revelarem ao público os esforços de espionagem do governo dos Estados Unidos com base em uma série de documentos secretos concedidos pelo ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.

As reportagens vencedoras contaram os detalhes sobre os programas de espionagem da NSA, que recolheram milhões de dados telefônicos e e-mails de cidadãos norte-americanos e de outros países com a justificativa de tentar impedir outro ataque terrorista como o de 11 de setembro de 2001.

Os jornalistas premiados foram Glenn Greenwald, Laura Poitras e Ewan MacAskill, do The Guardian, e Barton Gellman, do Washington Post.

Snowden, que atualmente vive asilado na Rússia, comemorou o resultado da premiação. "Eu saúdo os bravos repórteres e seus colegas, que continuaram trabalhando apesar da intimidação, incluindo a destruição forçada de materiais jornalísticos, o uso de leis inadequadas de terrorismo e de outros tantos outros meios de pressão para fazê-los parar", escreveu em um comunicado divulgado pela Fundação pela Liberdade de Imprensa. [Da AFP]