Após críticas, Governo turco suspende bloqueio ao Twitter

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/04/2014 às 13:09

Foto: Reprodução/IbTimes. Foto: Reprodução/IbTimes.

O governo turco levantou nesta quinta-feira o bloqueio à rede Twitter decretado há duas semanas devido à difusão de mensagens que acusavam de corrupção o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, anunciou a Autoridade Turca de Telecomunicações (TIB).

"Iniciamos os procedimentos para suspender a proibição do Twitter", declarou à AFP uma fonte da TIB. As decisões judiciais que justificavam a proibição foram retiradas nesta quinta-feira da página na internet da TIB. Na quarta-feira, a Suprema Corte da Turquia afirmou que o bloqueio do Twitter violava o direito de expressão.

O governo turco também ordenou no dia 27 de março bloqueio do site YouTube, uma semana depois de ter feito a mesma coisa com o Twitter, após a difusão de nova gravações piratas que questionavam o regime.

A justiça turca, no entanto, ordenou ao governo o fim do bloqueio ao Twitter, motivo de uma enorme polêmica a poucos dias das eleições municipais de domingo passado, em que os candidatos do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan receberam 45,5% dos votos, muito à frente do principal grupo de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP).

Erdogan tentou justificar as medidas de censura denunciando "mentiras" e "ataques contra a segurança" do país. [Da AFP]