Acusada de racista, Apple promete emojis com mais diversidade étnica

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/04/2014 às 14:03

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Os emojis, os caracteres usados nos dispositivos iOS, possuem 58 tipos de carinhas, além de 65 animais e 12 bandeiras. Mas em todas essas opções, apenas dois representantes não são brancos - um aparentemente árabe e um africano (esses aí acima).

Agora, a Apple espera incluir novos emojis que reflitam a diversidade do mundo. O assunto da representação étnica é séria. A vice-presidente de comunicações da companhia, Katie Cotton, divulgou um comunicado sobre os novos emojis depois ser acusada de racista.

"Concordamos com vocês. Mas nosso emojis são baseados em um padrão Unicode, o que permitem que apareçam da mesma forma em várias plataformas", disse Katie. Segundo ela, a Apple está trabalhando junto ao Consórcio Unicode para inserção de novos itens com personagens asiáticos, árabes, negros, entre outros. A data não foi divulgada.

Vale lembrar que a Apple demorou a incluir um casal homossexual entre os emojis, o que aconteceu ano passado.

Startup criou esses emojis inspirados na África. (Divulgação). Startup criou esses emojis inspirados na África. (Divulgação).

Esta semana, o Oju Africa, uma empresa com sede nas Ilhas Maurício, desenvolveu um conjunto de emojis que representam a cultura africana de uma maneira positiva. O app já pode ser baixado no Google Play e funciona com aplicativos como Twitter e WhatsApp. Que sirva de inspiração para a Apple.