Criador da web, Tim Berners-Lee defende o Marco Civil do Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/03/2014 às 9:57

Foto: AFP. Foto: AFP.

O homem que criou a internet como a conhecemos, Tim Berners-Lee, mostrou apoio ao Marco Civil da Internet no Brasil. Ele divulgou um comunicado nessa segunda (24), através da World Wide Web Foundation.

LEIA MAIS

Marco Civil deve ser votado essa semana após mudanças no texto

"Pessoas em todos os lugares exigem que seus direitos humanos seja também protegidos online. Se o Marco Civil for aprovado, sem alterações ou atrasos, seria o melhor presente de aniversário possível para os usuários da web brasileira e mundial", disse Lee, citando o aniversário de 25 anos da web, ocorrido semana passada. "Espero que após a aprovação da lei o Brasil consiga firmar com orgulho sua reputação como líder mundial em democracia e progresso social, e ajude a instaurar uma nova era - aquela em que os direitos dos cidadãos em todos os países do mundo são protegidos por leis digitais."

Segundo Lee, o Marco Civil equilibra os direitos e responsabilidades dos indivíduos, governos e empresas que utilizam a internet. "Ainda há discussão em torno de algumas áreas, mas enfim um projeto de lei reflete como a internet deveria ser: aberta, neutra e descentralizada, onde os usuários são o motor para a colaboração e inovação." Veja aqui a declaração completa de Tim Berners-Lee (em inglês).

Lee foi o responsável pelo protocolo que deu origem à internet que conhecemos hoje. Atualmente, ele é um dos militantes pela internet livre. Neste mês, ele lançou uma proposta para criar uma carta de direitos da web, uma espécie de Constituição, que está sendo criada coletivamente. Um dos princípios seria manter a rede aberta e neutra. "A não ser que tenhamos uma Internet aberta, neutra, em que possamos confiar sem nos preocuparmos com o que está acontecendo por trás do pano, não podemos ter um sistema de governança aberta, uma boa democracia, um bom sistema de saúde, comunidades interligadas e diversidade cultural", disse em entrevista ao Público.Pt.