Recife terá laboratório de impressão 3D gratuito e colaborativo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/03/2014 às 14:38

Foto: Divulgação/FabLab Foundation. Foto: Divulgação/FabLab Foundation.

Recife ganhará seu primeiro laboratório de produção de protótipos em impressão 3D. A organização sem fins lucrativos Fab Lab abre sede na cidade para oferecer produtos impressos em três dimensões e também cortes a laser em diversos materiais.

O espaço possui equipamentos, máquinas e ferramentas que permitem a qualquer pessoa (designer ou não) desenvolver produtos. A inauguração será no segundo semestre desse ano.

"Desde sua abertura, alguns equipamentos já farão parte do que está sendo chamado de kit básico Fab Lab, como impressora 3D, cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora (CNC), componentes eletrônicos, entre outros. Mas também é fundamental identificar que outras máquinas serão necessárias para atender a demanda do Recife", disse a companhia em um comunicado. "Por exemplo, já foi identificado que por conta da demanda do mercado local será importante que o Fab Lab Recife também tenha uma máquina de costura industrial para atender aos empreendedores de moda."

O Fab Lab também abriu uma pesquisa para saber quais outros equipamentos os empreendedores e usuários locais gostariam de ter acesso.

Usuários pagarão com serviços ou trabalho na rede (Foto: Divulgação/FabLab Foundation). Usuários pagarão com serviços ou trabalho na rede (Foto: Divulgação/FabLab Foundation).

Comunidade 3D

O conceito surgiu como um projeto de extensão no Center for Bits and Atoms (do Massachusetts Institute of Technology, o MIT) dirigido pelo professor Neil Gershenfeld, com o propósito de fazer investigações para a fabricação digital. O objetivo é que esses laboratórios sejam equipados de tal forma que seja possível fazer quase tudo nesses espaços visando o desenvolvimento tecnológico e social.

Atualmente o Fab Lab é uma comunidade internacional com cerca de 250 laboratórios espalhados pelo mundo, interligados em rede.

Um Fab Lab tem como objetivo democratizar o acesso às ferramentas e máquinas para permitir a invenção e as expressões pessoais. Será aberto ao público e terá sua utilização gratuita desde que o usuários ofereçam uma troca de serviços ou auxilie nas rotinas diárias, formação, palestras, workshops em uma parte da semana ou por um período condensado.

No Brasil, hoje, existem três Fab Labs instalados e funcionando: o Garagem, Fab Lab - USP e Fab Lab Floripa. O Fab Lab Recife está vinculado a Associação Fab Lab Brasil e o MIT.