App permite ler um livro de 300 páginas em apenas 70 minutos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/03/2014 às 11:48

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Que tal ler um livro inteiro de Harry Potter e A Pedra Filosofal, com cerca de 300 páginas, em 77 minutos? Parece impossível? Não com o novo aplicativo Spritz.

O app virá embarcado dentro do novo Samsung Galaxy S5 e no relógio Samsung Gear 2. O que ele faz é possibilitar a leitura a partir de um ponto fixo, sem necessidade de "passear" com o olhar, como fazemos quando lemos um livro ou revista.

Dessa forma será possível ajustar a velocidade com que as letras aparecem na tela. Isso possibilita uma leitura mais rápido. O Spritz usa um ponto de fixação em vermelho, que guia o cérebro a processar as informações sem distrações.

O app vem causando bastante comentários por revolucionar a forma convencional de leitura. Há quem diga que não somos capazes de processar tantos dados com essa velocidade, enquanto outros afirmam que essa nova forma pode mudar o modo como nos relacionamos com os livros digitais.

Também será possível usar o app para ler emails e notificações de redes sociais, além de publicidade. As possibilidades são muitas.

No site do app há detalhes sobre as bases científicas da ideia. No momento, os desenvolvedores estão trabalhando na versão para iOS, Android e Microsoft. Há ainda uma versão prevista para Google Glass.

Veja como funciona:

Leitura em 250 palavras por minuto

350 palavras por minuto

500 palavras por minuto

Via YouPix, Gizmag.