Poluição em Pequim chega a um nível assustador, 25 vezes acima do seguro

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/02/2014 às 12:02

Fotos: AFP. Fotos: AFP.

O governo de Pequim elevou nesta sexta (21) o nível de alerta sobre a qualidade do ar. A previsão é que a "grave poluição" na cidade desde ontem se prolongue por pelo menos mais três dias, informou a imprensa oficial. A cidade anunciou o alerta laranja, um nível considerado perigoso e tóxico. Isso significa que respirar o ar local pode causar uma série de complicações ao corpo.

O alerta laranja é o terceiro mais grave de uma escala de quatro níveis.

No estado de alerta laranja, decretado agora, um nível acima do alerta amarelo que vigorava antes, crianças e idosos devem ficar em casa. Os outros cidadãos são aconselhados a se deslocar em transportes coletivos. Algumas fábricas poderão suspender a produção, acrescentou a agência de notícias oficial Xinhua.

Hoje, o índice da qualidade do ar referente às finas partículas PM2.5 - as mais fáceis de se infiltrarem nos pulmões - atingiu 308, muito acima do máximo de 25 recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Em algumas áreas da cidade ultrapassou 360.

pequim3

Nascer do sol virtual

Como o nível de poluição é altíssimo em Pequim, turistas e moradores não conseguem mais ver o nascer do sol. Segundo o Jornal de Notícias, de Portugal, foram instalados telas gigantes em áreas principais da cidade para mostrar imagens de um dia ensolarado, com pôr-do-sol.

Já a Reuters fez um vídeo assustador da situação atual em Pequim, com a cidade toda encoberta com um "filtro" de poluição. Um jornalista da CBS escreveu que se sentia no romance de George Orwell, 1984, ao andar pela cidade. [Com informações da EBC]

pequim2