Google cria smartphone que permite criar mapas tridimensionais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/02/2014 às 16:00

Foto: Reprodução/YouTube. Foto: Reprodução/YouTube.

O Google anunciou nessa quinta (20) que está desenvolvendo um novo smartphone, que terá sensores 3D, o que permitirá criar um modelo tridimensional no espaço que rodeia o usuário. Chamado de "Tango", o celular será apresentado no dia 14 de março, mas ainda como um protótipo.

A empresa disse que ainda está "nos primeiros dias" no desenvolvimento da tecnologia e que ainda busca parceiros para esse projeto. No site do projeto Tango há a possibilidade de desenvolvedores e outros profissionais obterem mais detalhes do dispositivo. "Buscamos mentes que queiram criar bem mais que apenas um aplicativo de tela".

A ideia do Google é criar mapas tridimensionais a partir de um sensor no aparelho que realiza 250 mil medições por segundo. É algo bem parecido com o que já faz o Kinect, mas que agora poderá gerar diversas possibilidades. O Tango será distribuído para 200 desenvolvedores como forma de teste.

O aparelho está sendo desenvolvido pelo grupo Advanced Technology and Projects, que é uma parte da Motorola que o Google decidiu manter quando vendeu a companhia à Lenovo. Quem desenvolve o Tango é Johnny Lee, que desenvolveu o Kinect quando estava na Microsoft.

E o que faremos com ele? Nem o Google sabe ao certo. Este será um dos trabalhos que os 200 desenvolvedores terão. Como o aparelho consegue gerar mapas em 3D precisos, será possível criar apps voltados para cegos, ou mesmo alguma solução para ajudar arquitetos. E quem sabe um aplicativo de trânsito incrivelmente confiável. [Via Gizmodo, Project Tango]

tango3