Indiano Satya Nadella assume como novo CEO da Microsoft: mobile e Windows são desafios

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/02/2014 às 15:02

Nadella tem como desafio colocar Microsoft de novo na dianteira da inovação (Foto:Divulgação/Microsoft) Nadella tem como desafio colocar Microsoft de novo na dianteira da inovação (Foto:Divulgação/Microsoft)

O indiano Satya Nadella, que era diretor da área de computação em nuvem, é o novo CEO da Microsoft, sucedendo o anterior, Steve Ballmer, que anunciou sua saída meses atrás. O nome de Satya foi divulgado em um comunicado.

O co-fundador da Microsoft Bill Gates deixará a presidência do conselho de administração da empresa americana, depois da nomeação nesta terça-feira do novo CEO do grupo, Satya Nadella. Ele passará a ser conselheiro tecnológico do grupo.

"Durante este período de transformação, não há ninguém melhor que Satya Nadella para dirigir a Microsoft" declara Gates no comunicado. O conselho de administração será presidido agora por um de seus membros independentes, John Thompson, que havia supervisionado a busca de um sucessor para Steve Ballmer.

Gates dedicará mais tempo à companhia e sua nova função no conselho será ajudar Nadella na definição de tecnologias e produtos, assinala o comunicado.

"Microsoft é uma das raras companhias que revolucionaram o mundo através da tecnologia e eu não poderia estar mais honrado de ter sido escolhido para liderar a empresa", disse Nadella em comunicado. "A maior parte do meu trabalho é acelerar nossa habilidade de trazer produtos inovadores para nossos consumidores mais rápido."

Entre os maiores desafios de Nadella está recuperar o prestígio da Microsoft junto aos usuários de desktops, que sempre foi a parcela mais fiel de seus usuários. Desde que lançou o Windows 8, a empresa vem recebendo críticas pelas drásticas mudanças, entre elas o fim do botão "Iniciar". Outro problema a ser enfrentado é a forte concorrência na área de dispositivos móveis, dominado hoje por Google e Apple.

Veja abaixo a primeira entrevista de Nadella como CEO