#CPBr7: Campus Party tem batalha de robôs no melhor estilo UFC

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/01/2014 às 16:46

cp

Robôs levaram multidões para a Open Campus (Foto: Maurício Santana/Divulgação) Robôs levaram multidões para a Open Campus (Foto: Maurício Santana/Divulgação)

SÃO PAULO - A diversão é essencial para a Campus Party. Além dos debates, maratonas hackers e discussões de tendências, existem diversas ações paralelas de entretenimento. E este ano nenhuma foi tão divertida quanto a batalha de robôs no melhor estilo UFC.

LEIA MAIS

Silvio Meira na Campus diz que inovação será essencial para o futuro

Bruce Dickinson dá show na Campus Party falando de aviões e inovação

Campuseiros peregrinos enfrentam calor, filas e gastam até R$ 1.500 para curtir a Campus Party

Ministério da Cultura anuncia edital para economia criativa

Pernambuco terá novo sistema de antenas sustentáveis para 4G

O espaço de 600 metros fica na Open Campus, zona aberta da Campus Party, onde visitantes podem participar gratuitamente. Chamadas de "Ultimate Robot Combate", as batalhas acontecem entre robôs da categoria meio-peso, de até 55kg, que se enfrentam dentro de uma estrutura fechada. Eles contam com lâminas afiadas, martelos, discos de impacto e até fogo. Ou seja, vale tudo para detonar o adversário.

A competição, que acontece no estande do Submarino, do lado de fora do Pavilhão do Anhembi, faz diversas referências às lutas de UFC. Por isso, os robôs passam por uma pesagem e as lutas contam com juízes e narradores. Os apresentadores da festa são os criadores do blog Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos.

No primeiro dia, nessa terça (28), os robôs começaram a se enfrentar a partir das 15h. Hoje, mais uma chave escolheu seus vencedores. A grande final será no sábado. As equipes são apadrinhadas por webcelebrities, que convocam o público a torcer.

O torneio conta com campeões mundiais na categoria dos robôs-lutadores.

Touro e General, campeão e vice-campeão, respectivamente, da RoboGames 2013, a Olimpíada Mundial de Robótica, realizada anualmente nos Estados Unidos, estão presentes no torneio. Touro, que faz parte da equipe RioBotz, da PUC-Rio, é tricampeão da RoboGames (2013, 2011 e 2007) e é considerado o "Anderson Silva" dos robôs por ganhar a maioria das lutas por nocaute.

General é o destaque da equipe Uai!Rrior, da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Além de ter enfrentado o Touro na final da RoboGames 2013, ficando em segundo lugar, a máquina conquistou o terceiro lugar na Winter Challenge no ano passado.

Veja mais fotos da luta.

robos6

robos5

robos4

robos3

robos2