Smartphones superam a marca de 1 bilhão em vendas, com Samsung à frente

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/01/2014 às 12:54

Samsung ultrapassou a Apple e cresceu mais (Foto: AFP) Samsung ultrapassou a Apple e cresceu mais (Foto: AFP)

A venda de smartphones ultrapassou pela primeira vez a marca de 1 bilhão de vendas, como já estava sendo esperado. Segundo dados divulgados pela IDC, o crescimento mundial foi de 38,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram entregues 725,3 milhões de aparelhos.

Boa parte do ótimo desempenho aconteceu graças a Samsung, que foi responsável por 31,3% das vendas mundiais. Segundo o IDC, no total no ano passado foram vendidos 1,004 bilhão de celulares inteligentes, 38,4% a mais que em 2012. E os 'smartphones' foram 55% do 1,8 bilhão de telefones vendidos no total.

A Apple ficou com 15,3%.

A empresa sul-coreana teve um crescimento de 42,9%, o que lhe permitiu ampliar seu domínio no mercado global, segundo cifras do IDC.

A Apple, por sua vez, cresceu 12,9%, menos do que o resto do mercado, à frente da também sul-coreana LG (4,8%) e da chinesa Lenovo (4,5%), destacou o IDC.

Os dados publicados do quarto trimestre mostraram que a Apple recuperou um pouco suas vendas, com o lançamento dos novos modelos de iPhone.

Outro estudo divulgado na segunda-feira mostrou que o Android, sistema operacional móvel do Google, reforçou sua liderança no quarto trimestre à frente do iOS, o software da Apple, nos principais mercados do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e China.

O Windows Phone, plataforma da Microsoft, conseguiu se situar em um sólido terceiro lugar em alguns mercados, superando o iOS, da Apple, na Itália, segundo pesquisa sobre vendas no quarto trimestre, publicada pela Kantar Worldpanel.

A pesquisa mostrou que o Android, sistema operacional de código aberto, se mantém na liderança na Europa e na maioria dos mercados importantes, exceto o Japão.

O Android terminou 2013 como o primeiro sistema operacional móvel com quota média de 68,6% nos principais mercados da Europa (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha), onde a Apple ficou em segundo lugar, com 18,5%.

Quanto à Nokia, o mercado europeu de celulares inteligentes só cresceu 3% com relação ao ano anterior. "O êxito neste mercado não foi suficiente para reverter sua situação, refletida em recentes resultados decepcionantes", disse. [Com AFP]