Empresa de fones Beats estreia serviço de streaming com foco em curadoria musical

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/01/2014 às 15:48

Serviço terá curadoria de "humanos" (Foto: Divulgação) Serviço terá curadoria de "humanos" (Foto: Divulgação)

A famosa fabricante de fones de ouvido de última geração, a Beats, anunciou nesta quarta (22) que irá competir no serviço de streaming de músicas. A estreia acontece na sexta (24).

Como diferencial, a Beats avisa que irá contar com curadores "humanos" em vez de algoritmos que criam listas de reprodução para o usuário. Entre os primeiros curadores convidados para o lançamento do serviço estão o famoso site de música independente Pitchfork e o músico Nine Inch Nails, que atua também como diretor.

O mercado de streaming de música é bastante concorrido. Sites como Deezer e Rdio já oferecem pacotes para usuários brasileiros, enquanto o Spotify já anunciou sua chegada para este ano. Em média, esses sites cobram mensalidade para que os usuários escutem músicas ilimitadamente.

Nos EUA, os internautas ainda contam com o Play Music All Acess, do Google e o iTunes, ambos sem previsão de chegar ao Brasil. O Beats Audio chega ao mercado com poder de fogo. A empresa fechou parceria com a operadora norte-americana AT&T, terá anúncio no Super Bowl e aparição no programa da apresentadora Ellen DeGeneres.

Entre seu time de criadores estão Jimmy Iovine, produtor que já trabalhou com Lady Gaga e John Lennon, Trent Reznor, do Nine Inch Nails e o rapper Dr. Dre, um dos fundadores da marca. A Beats nasceu em 2008 criada por Dre com o intuito de reproduzir com o máximo de fidelidade nos fones as músicas criadas em estúdio. Logo o fone fez sucesso no mundo inteiro como objeto de consumo para aficcionados por música.

Em entrevista ao NYTimes, o time espera levar o prestígio da marca também para o serviço de streaming. Ainda não há previsão de chegada do Beats Audio ao Brasil.