Depois das bikes, Recife terá sistema de aluguel de carros

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/01/2014 às 15:41

Fiat será a parceira do projeto. Inicialmente serão seis estações (Foto: Divulgação) Fiat será a parceira do projeto. Inicialmente serão seis estações (Foto: Divulgação)

O Porto Digital vai implementar no Grande Recife um sistema de carros partilhado, semelhante ao que já acontece com as bicicletas do Porto Leve e Bike PE. Os veículos serão usados para médias e longas distâncias e poderão levar até quatro pessoas. O serviço estreia em março.

"Os carros passam muito tempo na garagem ou em estacionamentos. Os veículos compartilhados podem estar se deslocando o tempo todo", disse em entrevista ao JC, o diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, Guilherme Calheiros. Serão seis estações na fase inicial do serviço: uma em frente ao Cesar, no Bairro do Recife, uma no prédio do Porto Digital, o antigo Bandepe, também no Recife Antigo, outra na Estação Central, uma em Santo Amaro, na Rua Capitão Lima e duas em shopping, no Recife e Rio Mar.

O Porto Digital fechou uma parceria com a Fiat, que irá ceder carros Fiat 500, com ar-condicionado e aparelho de som com pen-drive. O valor investido ainda não foi divulgado.

Como funcionará

Será bastante parecido com o atual sistema de aluguel de bicicletas. O usuário irá até uma estação para desbloquear o carro através de um aplicativo ou pelo serviço de voz. O tempo de percurso será algo entre 30 minutos e uma hora. O serviço será o responsável pelo abastecimento de combustível.

Caso o usuário pegue um engarrafamento ou outro imprevisto e ultrapassar esse tempo, será cobrado um valor adicional para cada meia hora excedente. Também serão disponibilizados passes mensais ou diário.

Todos os veículos serão monitorados por satélite e poderão ser desativados à distância. Eles possuem um chip que se comunica com a central de controle. Caso o usuário verifique alguma irregularidade, como um som faltando, pneus furados, etc, deverá informar à central, que tomará as medidas necessárias.

Em Paris, sistema de aluguel usa carros elétricos (Foto: Divulgação) Em Paris, sistema de aluguel usa carros elétricos (Foto: Divulgação)

Sucessos como as bicicletas?

O sistema de aluguel de bicicletas começou de maneira tímida no Recife - e até com algum descrédito de pessoas que não acreditavam que os motoristas da cidade se adaptariam aos ciclitas. Agora já são mais de 50 estações espalhadas por Olinda, Recife e Jaboatão e com previsão de mais inaugurações para este semestre.

Cidades como Paris, Birmigham e Conventry (Inglaterra) já possuem serviços parecidos.