Quatro aplicativos brasileiros concorrem ao desafio mundial de apps FI-Ware

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/01/2014 às 16:16

Evento é ótima oportunidade para startups. Aqui, detalhe do concurso em Londres (Foto: AFP) Evento é ótima oportunidade para startups. Aqui, detalhe do concurso em Londres (Foto: AFP)

Quatro aplicativos brasileiros estão concorrendo no FI-Ware, um desafio mundial de aplicativos promovido pela Comissão Europeia e as principais empresas de tecnologia da Europa. A final da primeira fase na Campus Party Brasil, junto com outros 40 apps, sendo 15 da Espanha, 3 da Irlanda, 2 da Alemanha, 2 da Itália, 2 do Equador e 5 do México. Ainda particpam Venezuela, Grécia, Portugal, Áustria, EUA, Turquia e Bélgica, todos com um app cada um.

A Campus Party Brasil acontece em São Paulo a partir do dia 27 de janeiro. A ideia do desafio é escolher aplicativos que melhorem a vida das pessoas nas cidades.

Um aplicativo criado em Pernambuco está concorrendo. É o Ombudsman Office 2.0, que tem como objeto servir como um meio de comunicação entre empresas, funcionários e clientes. "Este app permitirá que empresas e clientes atuem em conjunto, funcionando como um meio de comunicação eficiente e de colaboração", afirma Diego Bonfim, da equipe que desenvolveu o app, por email.

Com o aplicativo o usuário poderá sugerir, criticar e denunciar para orgãos públicos e privados questões diversas relacionadas às empresas. A ideia é promover transparência e participação social.

Ainda estão concorrendo o aplicativo Paprika, do Rio de Janeiro, que permite aos usuários expressar seus sentimentos sobre a cidade em que vivem, compartilhando experiências e informações úteis. "Futuramente, com a disseminação do uso e a evolução do app, será possível, por exemplo, que os próprios usuários insiram as informações no aplicativo”, afirma Enylton Machado, da equipe que desenvolveu o app, em comunicado oficial.

Ainda do Rio, o evento recebe o app FI-Guardian, que tem como objetivo resolver o problema de integração entre os sistemas de monitoramento, ajudando na comunicação, sobretudo em relação aos desastres naturais. Do Distrito Federal, o concurso recebe o La Urbo Project, onde os usuários poderão expor opiniões sobre as cidades.

Os usuários podem transformar seus sentimentos sobre questões como o medo, a insegurança, a satisfação, a alegria, o tédio, o nojo, calma, excitação, etc. Estes sentimentos vão ser geolocalizados, o que significa que cada cidade terá seu mapa de sentimentos e impressões de seus habitantes e esses dados poderão ser comparados.

A apresentação do FI-Ware na Campus Party é uma ótima oportunidade para as empresas conhecerem investidores. A Comissão Europeia vai investir 100 milhões de euros para subsidiar essa startups no período 2014-2015.