Panasonic cria armadura que multiplica força do usuário

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/01/2014 às 15:26

Exoesqueleto é o primeiro a ser produzido em série (Divulgação) Exoesqueleto é o primeiro a ser produzido em série (Divulgação)

A Panasonic anunciou nesta sexta (10) a produção de uma armadura em série. Chamada de PowerLoader Light, trata-se basicamente de um exoesqueleto de movimento assistido que amplifica a força de quem utilize.

O usuário que usar a armadura conseguirá levantar objetos pesados e terá a força multiplicada. Desenvolvido pela Activelink, divisão de robótica da Panasonic, o aparelho foi pensado para atividades industriais e de construção, como a retirada de escombros. A potência de carga é de 10 quilos, podendo chegar a 30 kg em modelos futuros.

Estão previstos 1000 exoesqueletos por ano, por cerca de 11 mil dólares cada um, disse a Panasonic em um comunicado à imprensa. A PowerLoader Light usa baterias de lítio que duram até três horas. A velocidade que o usuário poderá alcançar enquanto vestir a armadura é de 8 Km/h.

Apesar de outras empresas já terem criado exoesqueletos parecidos, esta é a primeira iniciativa de produção em série. [Com EFE]