Telescópio mais sensível do mundo vai fazer mapeamento 3D da galáxia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/01/2014 às 12:23

Gaia poderá observar 1 bilhão de estrelas (Foto: DPA/ESA/Divulgação) Gaia poderá observar 1 bilhão de estrelas (Foto: DPA/ESA/Divulgação)

O telescópio Gaia, um dos maiores do mundo, vai realizar o mais detalhamento mapeamento da Via Láctea já feito até hoje. Ele começou a funcionar nessa quarta (8) depois de ter sido lançado há três semanas. Seu maior feito será fazer um mapa 3D da nossa galáxia.

Ele foi lançado ao espaço pela Agência Espacial Europeia, em uma base instalada na Guiana Francesa. Segundo o time de cientistas que cuidou do projeto, o telescópio fará um mapeamento 3D com uma precisão nunca vista. O custo do equipamento foi de 470 milhões de euros. Ele ficará em um ponto estável a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

O Gaia tem sensores que atingem uma definição de um bilhão de pixels. Com isso será possível identificar novos corpos celestes, até mesmo fora do sistema solar. A expectativa é de coletar dados de mais de um bilhão de estrelas durante cinco anos. Para garantir a precisão, cada astro será observado 70 vezes.

A ideia dos cientistas é melhorar nossa percepção sobre a origem e evolução do universo. Para fazer uma referência do poder do Gaia, basta dizer que ele conseguiria medir com precisão, a partir da Lua, o dedo do pé de uma pessoa na Terra.

A empresa Astrium construiu o equipamento, que conta com estrutura para aguentar variações térmicas. Ele leva 180 dias para dar uma volta ao planeta e tem correções de órbita feitas através de propulsores (movidos a oxigênio). [Da DW]