Rivais Apple e Samsung tentam mais um acordo extra-judicial sobre patentes

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/01/2014 às 12:10

Esta não é a primeira vez que as duas empresas tentam um acordo (Foto: Montagem sobre Divulgação) Esta não é a primeira vez que as duas empresas tentam um acordo (Foto: Montagem sobre Divulgação)

Os diretores-executivos da Apple e da Samsung concordaram em participar em uma sessão de mediação, em meados de fevereiro, para discutir a sua batalha legal sobre as patentes de smartphones, informaram documentos judiciais divulgados na quarta-feira.

Executivos de ambas as empresas se reuniram na segunda-feira para "discutir oportunidades de acordo", segundo um documento enviado ao Tribunal Distrital de San Jose, que está cuidando do caso das patentes.

O documento afirma que o CEO da Apple, Tim Cook, e seu colega da Samsung, Kwon Oh-Hyun, participarão da sessão, que será supervisionada por um mediador escolhido conjuntamente, antes de 19 de fevereiro, juntamente com 3 ou 4 advogados de cada empresa. Esta não é a primeira vez que a Apple e a Samsung buscam um acordo fora dos tribunais.

Os dois gigantes da eletrônica se encontrarão nos tribunais em março, em mais um capítulo desta guerra de patentes. A juíza distrital Lucy Koh havia pedido que as duas empresas fizessem uma proposta de mediação antes do julgamento de março. A Samsung, a maior fabricante mundial de smartphones, foi condenada a pagar à Apple em 2012 mais de US$ 900 milhões em multas ao fim de um longo processo judicial em San Jose.

Mas o caso, um dos vários que estão sendo disputados em tribunais e agências administrativas em todo o mundo, não prejudicou as vendas de Samsung, que saltou à frente da Apple em vários mercados em escala global. [Da AFP]