Anúncios no site do Yahoo espalharam vírus pela rede

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/01/2014 às 14:00

Rede admitiu a falha de segurança (Foto: Reprodução da web) Rede admitiu a falha de segurança (Foto: Reprodução da web)

O Yahoo admitiu nesta segunda (6) que banners alocados em seu portal serviram como porta de entrada para vírus. Milhares de computadores na Europa foram infectados pelo código malicioso.

Quem denunciou o malware (vírus) foi a Fox-it, empresa de segurança de computadores, no blog da companhia. O Yahoo confirmou o fato em uma nota e disse ter removido todo o conteúdo nocivo assim que foi notificado. Segundo a empresa, a infecção afetou 27 mil computadores por hora.

Os vírus entraram na rede no último dia 30 de dezembro, mas os anúncios que os hospedavam foram excluídos apenas no último dia 3 deste mês. Segundo a Fox-it os países mais afetados foram Romênia, Reino Unido e França. Quando clicavam no anúncio, os usuários eram direcionados para um ambiente que explorava as vulnerabilidades do Java. Assim, a instalação do malware no computador era imediata.

Uma matéria da Reuters disse que computadores Mac e dispositivos móveis como smartphones e tablets não foram afetados. Os autores do vírus não foram identificados, mas a Fox-it acredita que o intuito dos seus criadores era obter ganhos financeiros com o ataque.