Falha no app Snapchat permite vazamento dos dados de 4,6 milhões de usuários

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/01/2014 às 10:32

App virou febre em 2013 pelo compartilhamento de fotos (Foto: Divulgação) App virou febre em 2013 pelo compartilhamento de fotos (Foto: Divulgação)

Um dos aplicativos mais populares do ano passado, o Snapchat protagonizou uma das notícias mais tristes neste início de 2014: uma falha de segurança permitiu que um site publicasse o nome de usuário e o telefone de 4,6 milhões de contas do serviço.

O vazamento aconteceu no site SnapchatDB. Segundo o Gizmodo, na última semana um grupo de pesquisadores publicou como seria fácil obter dados do Snapchat, mostrando inclusive todo o processo para quem quisesse fazê-lo.

Logo depois de publicar os dados, o SnapchatDB apagou os dois últimos números dos celulares, como forma de diminuir os danos. No entanto, não se sabe se isso foi feito rápido o suficiente para impedir que alguém baixasse todas as informações.

O Snapchat permite o envio de fotos entre usuários, que se autodestroem segundos depois de visualizadas. O serviço virou febre, sobretudo entre adolescentes. Especialistas em segurança alertam que o app não é tão confiável assim, uma vez que a pessoa que recebe a imagem pode fazer um "print" da tela do celular.

Segundo o Snapchat, a falha de segurança que permitiu o vazamento já foi corrigida. O site TNW disponibilizou um script que informa se seu nome de usuário e telefone fizeram parte do pacote vazado. Depois desse episódio, resta saber se o Snapchat, agora com a privacidade seriamente comprometida, será tão popular assim em 2014.