Startup testa no espaço plataforma que força vírus a cometerem suicídio

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/12/2013 às 9:10

Técnica inovadora poderá ser usada contra vírus HIV e Ebola (Foto: Shmulik Ittah e Yaniv Amir/Divulgação) Técnica inovadora poderá ser usada contra vírus HIV e Ebola (Foto: Shmulik Ittah e Yaniv Amir/Divulgação)

A startup israelense Vecoy Nanomedicine vai testar no espaço uma plataforma antiviral que leva os vírus a cometerem "suicídio". A técnica deverá ser testada em gravidade zero na próxima missão espacial norte-americana. Essa tática poderá, no futuro, acabar com ameaças de epidemias como o Ebola, a hepatite, o HIV e até evitar danos de eventuais guerras biológicas.

A Vecoy foi selecionada entre 1.200 candidatos em todo o mundo e é uma das oito empresas cuja plataforma antivírus irá ao espaço. Ela conquistou o segundo lugar na premiação organizada pelo Centro Avançados de Estudos Espaciais (Center for Advancement os Science in Space), braço de pesquisa e sem fins lucrativos do Laboratório Internacional de Pesquisas Espaciais dos EUA. As informações foram dadas pelo site Israel21.

"No espaço, esperamos ser capazes de aprender como nossa plataforma opera para enfrentar as ameaças e quão fácil será para ela encontrar os vírus. A partir disso, poderemos encontrar uma maneira de melhorar os dispositivos de nossas armadilhas em escala nano", diz Eitam Eliram, estrategista da Vecoy. A técnica foi patenteada em 2010 e apresentada ao público em setembro deste ano, mas agora estaremos prestes de conhecer se ela é mesmo eficaz.

O ambiente sem gravidade proporciona um dos espaços mais neutros possíveis para obter o melhor resultado nas pesquisas. A plataforma da Vecoy usa "armadilhas" para aprisionar os vírus, que uma vez capturados se autodestroem.