5 ideias inovadoras em educação que foram destaque em 2013

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/12/2013 às 9:07

Escola pernambucana é referência no uso de novas tecnologias (Divulgação) Escola pernambucana é referência no uso de novas tecnologias (Divulgação)

Uma escola conectada, aprendizado coletivo, apps de línguas e outras boas ideias que conhecemos este ano

Cícero Dias, a escola conectada

Apoiada pela Oi Futuro, a Escola Técnica Cícero Dias - Núcleo Avançado em Educação (Nave), localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, propõe um ensino pautado pela inovação. Os alunos estudam em tempo integral, aprendem a programar, criar jogos e aplicativos e ainda têm aulas de roteiro e design. Ao final de três anos, os jovens saem com diploma de ensino médio integrado com o profissional e podem atuar no mercado de TI e economia criativa.

O criador do app iBoletim (Foto: Divulgação) O criador do app iBoletim (Foto: Divulgação)

iBoletim

Esse garoto do Rio de Janeiro chamado Natan Gorin, de apenas 12 anos, criou um aplicativo que permite calcular as notas do final do ano para saber quanto será necessário para a aprovação. O iBoletim trabalha com sistema de notas que vão de zero a dez e de zero a cem. Segundo ele, o sistema poderá ser adaptado no futuro para fazer cálculos complexos de médias ponderadas com pesos, além de incorporar o método usado no Sisu. (Via)

lingualeo

LinguaLeo

Voltado para o aprendizado de línguas, o aplicativo LinguaLeo chegou ao Brasil totalmente adaptado para o português. Criado na Rússia, o app já tem mais de 3 milhões de usuários e é conhecido por ser um dos mais completos existentes hoje. Ele possibilita um monitoramento em tempo real do progresso do aprendizado do inglês. Ele também tem um dicionário em áudio e imagem e um construtor de palavras.

Google search

Google na escola

O Google fez uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para capacitar alunos e professores no uso das ferramentas da empresa voltadas para educação. A companhia criou canais de transmissão customizados usando o Hangout para melhorar a interação entre docentes e estudantes. Alunos também terão emails personalizados com até 25GB e acesso a uma rede social específica da secretaria. Este ano, o Google também lançou um portal de vídeos de educação no YouTube, em parceria com a Fundação Lemann.

[vimeo 69805600 600 450]

Nos.vc e o crowdlearning

A ideia do site Nos.Vc é possibilitar que qualquer pessoa crie um curso e disponibilize para interessados. A ideia é democratizar o aprendizado e propor assuntos que vão desde a criação de panetones até investimentos financeiros. O evento só acontece se atingir um número mínimo de interessados. Caso contrário, o dinheiro é devolvido. Mais de 10 mil pessoas estão inscritas na plataforma em 23 cidades brasileiras.