LG admite coletar dados sobre hábitos de usuários de TVs inteligentes

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/11/2013 às 11:32

Foto: Reprodução/LG Foto: Reprodução/LG

A fabricante de eletrônicos sul-coreana LG Electronics disse na última sexta-feira (22/11) que corrigiria um bug em algumas de suas TVs inteligentes após admitir que os aparelhos enviam para a empresa informação sobre os usuários sem a sua permissão.

A segunda maior fabricante de TVs do mundo lançou uma investigação depois que o consultor de TI radicado no Reino Unido Jason Huntley levantou o assunto em um blog. Ele disse que a LG continuava a coletar informação sobre qual canal estava assistindo mesmo depois de desligar a configuração de coleta de dados.

"Nós descobrimos que algumas de nossas tevês inteligentes continuavam a transmitir informações dos espectadores mesmo quando a função era desligada pelo usuário", afirmou um porta-voz. "Estamos preparando uma atualização do programa para ser lançada breve para corrigir este bug". Huntley saudou a medida como um "passo positivo".

Concorrente da LG, a Samsung Electronics, a maior fabricante do mundo de TVs, disse que seus produtos não têm este problema. "A Samsung leva muito a sério todas as preocupações a respeito de privacidade do consumidor e segurança de dados", acrescentou a empresa em um comunicado.

"Todas as nossas televisões inteligentes incluem salvaguardas de segurança de padrão industrial e práticas para assegurar a informação pessoal dos consumidores e prevenir sua coleta e uso sem autorização", destacou a Samsung. [Da AFP]