Hubble registra colisão das galáxias Antennae

Publicado em 25/11/2013 às 12:24

Foto: Hubble/European Space Agency Foto: Hubble/Agência Espacial Europeia

O telescópio Hubble registrou a colisão das galáxias Antennae, resultando na imagem mais nítida produzida das galáxias até o momento. O telescópio espacial já havia produzido imagens dessas formações, também conhecidas como NGC 4038 e NGC 4039, em 1997 e em 2006.

Na imagem, as galáxias estão "abraçadas" em um choque tão violento que estrelas foram arrancadas e formaram um arco entre as duas. As Antennae já foram galáxias espirais normais como a Via Láctea, mas passaram as últimas centenas de milhões de anos brigando uma com a outra.

De acordo com a Nasa, essa nova imagem mostra óbvios sinais de caos. Nuvens de gás são vistas em rosa e vermelho, ao redor das regiões mais claras e azuis onde as estrelas se formam. A taxa de formação de estrelas é tão grande que diz-se que as galáxias estão em um estado de starburst, período em que todo o gás dentro delas está sendo usado para formar estrelas.

Eventualmente, os núcleos das duas vão se unir e elas se transformarão em uma grande galáxia elíptica. A foto foi publicada no perfil oficial da Nasa no Instagram, criado em setembro.